terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como Surgiu a IMW


 


Fundação  da Igreja Metodista Wesleyana   



A igreja foi fundada em 05 de Janeiro de 1967, na cidade de Nova Friburgo - RJ, oriundos da Igreja Metodista do Brasil, em histórica reunião, conhecida como Reunião da Ponte foi adotada uma forma centralizada de governo eclesiástico, elegendo-se o Conselho-Geral sob liderança dos Pastores: Idelmício Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo.

Convocação do Concílio Constituinte

Convocado o Concílio Constituinte, reuniu-se na cidade de Petrópolis - RJ, de 16 a 19 de Fevereiro de 1967, formalizando-se oficialmente a eleiçãodo Conselho-Geral e da Comissão de Legislação para preparo do Manual da Igreja, com aprovação dos Estatutos e eleição de vários Evangelistas. Alguns de seus fundadores são ainda hoje membros atuantes na igreja, inclusive os Revmos. Bispos Onaldo Rodrigues Pereira e Nilson de Paula Carneiro. Em Janeiro de 2007 foram comemorados, em cada uma de suas Regiões Eclesiásticas, os quarenta anos de fundação da igreja.

Causa primeira de seu surgimento

Dois motivos fundamentais ocasionaram o desligamento de um grupo de ministros e leigos, por ocasião do 11° Concílio Regional da Igreja Metodista do Brasil.
a) O primeiro baseou-se na doutrina do batismo no Espírito Santo, como uma segunda bênção para o crente;
b)O segundo baseou-se na aceitação da Obra Pentescostal, com a inclusão de todos os dons espirituais, além de cânticos espirituais, revelações e visões;
c)A estes dois fundamentos acrescentou-se a realização da obra de Avivamento Espiritual em nova dimensão, com cânticos de corinhos e orações por enfermos, e cultos sem liturgia e protocolos.

Do Avivamento Espiritual

Segundo o Revmo. Bispo Gessé Teixeira de Carvalho, já tendo sido recolhido para o gozo do Senhor.A Igreja Metodista do Brasil foi alcançada por um Avivamento Espiritual em 1960. Porém em 1966 uma carta do Gabinete Episcopal comunicava aos pastores não ser "prática do povo metodista orar com imposição de mãos, expulsar demônios, cantar corinhos e fazer vigílias constantes".

Das Alternativas Aos Membros Avivados

Ao final da carta deixava aos membros avivados duas alternativas: a)Ou se submetiam às normas Metodistas;
b)Ou deviam deixar as fileiras daquela igreja.

Isto levou o grupo a visitar outras Igrejas Pentecostais, pois não pretendiam fundar uma nova denominação. Contudo, por estarem adaptados ao regime de Governo Episcopal da Igreja originária, optou-se por fundar uma nova denominação.

Da Fé de Seus Fundadores

Os fundadores da Igreja foram alcançados pelo sopro do Espírito Santo e passaram a crer no batismo no Espírito Santo e na outorga dos dons espirituais e sinais que se lhe seguiam como uma realidade para os nossos dias, o que levou ao nascimento da Igreja Metodista Wesleyana.

Semelhante aceitação, até então incompreendida pela originária Igreja Metodista do Brasil, de cunho tradicional, implicava no reconhecimento de um Avivamento Espiritual, que, como fato notório, permeou várias igrejas evangélicas tradicionais na década de 60-70. Pode-se dizer que o vento do Espírito estava soprando no Brasil, glória a Deus !

Do Nome de Wesley na Herança da Igreja

De concluir que o surgimento da Igreja Metodista Wesleyana não foi decorrente do movimento iniciado por John Wesley na Inglaterra, embora o nome Wesleyana escolhido para identificar a denominação esteja correlacionado à experiência do coração abrasado de Wesley.

Segundo o Bispo Gessé Teixeira de Carvalho a escolha, uso e registro do nome para a denominação não foi para "enaltecer o homem John Wesley, mas para ressaltar a experiência que marcou a sua vida, a de um coração abrasado pelo fogo do Espírito Santo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário